Engenharia de Energia da PUC-Minas
Atuando como consultora sistêmica do projeto pedagógico do Curso de Engenharia de Energia da PUC-Minas, Maria José participou da coordenação do Ciclo de Reflexões dos Professores do curso, coordenando as conversações sobre a fundamentação sistêmica de suas práticas de ensino-aprendizagem. Essa experiência culminou com a publicação desse ebook, de Otávio Avelar Esteves, escrito em coautoria, “Engenharia de Energia da PUC-Minas. Uma iniciativa audaciosa de ensino” (Belo Horizonte, Editora PUC-Minas, 2018, 282 p). Maria José é a autora do capítulo 5 desse livro “Pensando sistemicamente o contexto de ensino-aprendizagem”.
Sumário
Prefácio
Capítulo 1 – Uma grande surpresa
Capítulo 2 – A urgência de mudanças no ensino da engenharia
Capítulo 3 – A transição de paradigmas no âmbito da ciência
Capítulo 4 – O curso de Engenharia de Energia da PUC-Minas
Capítulo 5 – Pensando sistemicamente o contexto ensino-aprendizagem
Apêndice I – Manifestações de estudantes
Apêndice II – Tipologias de conteúdos de ensino-aprendizagem e as práticas educativas
Anexo I – Créditos do Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia de Energia – 2006