Mediação Sistêmica: Alternativa às Formas Alternativas de Solução de Conflitos

Mediação Sistêmica: Alternativa às Formas Alternativas de Solução de Conflitos

Costuma-se falar da Mediação de Conflitos como uma das formas alternativas de solução de conflitos (Alternative Dispute Resolution – ADR’s), que aparecem, no contexto jurídico, como formas alternativas ao Judiciário, para se promover acesso à justiça. Mas, será que a Mediação é uma forma de se fazer justiça? Seu processo é conduzido segundo a lógica da justiça? O artigo aborda essas questões e propõe distinções entre várias modalidades alternativas de solução de conflitos.

Veja mais

Sistêmico? A que se refere hoje?

Sistêmico? A que se refere hoje?

A palavra sistêmico(a) tem adjetivado diversas práticas, tais como, direito, constelação, pedagogia, liderança, coaching, design, gestão, leitura corporal, inovação, psicologia, educação, terapia e outras, surgindo dúvidas sobre o que se entende hoje por sistêmico. Será que basta acoplar o adjetivo sistêmico ao nome de uma prática para que ela se torne sistêmica? Que epistemologia, que teorias, que práticas podemos entender como sistêmicas?

Veja mais

Perguntas frequentes sobre a Metodologia de Atendimento Sistêmico

Perguntas frequentes sobre a Metodologia de Atendimento Sistêmico

Em sucessivas ocasiões quando apresento a Metodologia de Atendimento Sistêmico, em especial quando realizo, com a Equipe MAS – Equipe da Metodologia de Atendimento Sistêmico, workshops teórico-vivenciais sobre a mesma, têm sido frequentes algumas perguntas, às quais procuro responder aqui, suscintamente.

Veja mais

A Teoria Geral dos Sistemas Autônomos e a Metodologia de Atendimento Sistêmico

A Teoria Geral dos Sistemas Autônomos e a Metodologia de Atendimento Sistêmico

Maria José Esteves distingue a relação entre a Teoria Geral dos Sistemas Autônomos, de Mateus Esteves-Vasconcellos (apresentada no livro “A Nova Teoria Geral dos Sistemas. Dos sistemas autopoiéticos aos sistemas sociais”, 2013 (versão em espanhol, 2014 e versão em inglês, 2015) e a Metodologia de Atendimento Sistêmico, de Aun, Esteves de Vasconcellos e Coelho (apresentada na obra em 3 volumes, “Atendimento Sistêmico de Famílias e Redes Sociais”, 2005, 2007, 2010).

Veja mais

Pensamento Sistemico

Pensamento Sistêmico: uma epistemologia científica para uma ciência novo-paradigmática

No quadro de referência, elaborado pela autora, para as mudanças paradigmáticas em curso na ciência, o paradigma da ciência contemporânea emergente se constitui de três novos pressupostos epistemológicos, decorrentes de recentes desenvolvimentos da própria ciência: a crença na complexidade, em todos os níveis da natureza; a crença na instabilidade do mundo, em processo de tornar-se; a crença na intersubjetividade como condição de construção do conhecimento do mundo.

Veja mais

Pensando Sistemicamente o Contexto de Ensino-Aprendizagem

Este capítulo pretende apresentar o novo paradigma (epistemologia/visão de mundo) sistêmico que fundamenta essas práticas pedagógicas, reconhecidamente inovadoras, assim como apresentar novas concepções teóricas do processo de ensino-aprendizagem, consistentes com a epistemologia sistêmica novo-paradigmática.

Veja mais

Solucionando Situação-Problema

Profissionais de diferentes áreas, especialmente aqueles que Aun (2007/1998) chamou de “profissionais que lidam com as relações humanas” – médicos, professores, assistentes sociais, orientadores educacionais, psicólogos, consultores empresariais (em gestão, economia, finanças), economistas domésticos, terapeutas ocupacionais e tantos outros -, têm sido tradicionalmente procurados por pessoas, instituições, empresas que estão vivenciando uma situação-problema, uma situação que elas acham que não está como deveria estar ou como se gostaria que estivesse.

Veja mais